Hospital Divina chega a marca de 500 cirurgias de próstata com técnica inovadora

Hospital Divina chega a marca de 500 cirurgias de próstata com técnica inovadora

O Hospital Divina, de Porto Alegre, chegou a uma marca histórica. Realizou, na última semana, a cirurgia de enucleação endoscópica de próstata com laser holmium (HOLEP) número 500.  O Divina foi pioneiro na utilização dessa técnica em Porto Alegre, a partir de outubro de 2021, e é um dos poucos centros do Brasil que oferecem a opção aos  pacientes. A técnica é inovadora, menos invasiva e menos mórbida.

 A técnica

O urologista e coordenador do Bloco Cirúrgico do HDP, Dr. Eduardo Terra Lucas, responsável pela cirurgia, juntamente com o Dr. Eduardo Gastal Vieira, explica que a técnica é indicada para Hiperplasia Prostática Benigna, o crescimento da próstata. “Com o avanço tecnológico do laser, conseguimos tirar toda a parte que cresce, reduzindo a chance de que o problema volte”, acrescenta. 

O urologista explica que existem muitas vantagens em ser uma cirurgia definitiva, com um perfil de segurança muito elevado. O risco de sangramento é menor e o paciente fica apenas um dia internado. Na técnica tradicional, a ressecção transuretral da próstata (raspagem), a internação dura, em média, três dias. Além disso, o HOLEP pode ser aplicado a qualquer tamanho de próstata, por via endoscópica (uretral) e é menos invasivo por não exigir corte no abdômen.

Fonte: Assessoria de Imprensa Divina Providência