Nesta terça-feira, 27, Dia Nacional da Doação de Órgãos, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott) do Hospital Santa Cruz (HSC) realizou uma ação alusiva ao Setembro Verde, mês da conscientização sobre o tema. No evento, que ocorreu em frente à casa de saúde, integrantes da Cihdott conversaram com a população sobre a doação de órgãos a fim de esclarecer dúvidas. Também foram distribuídos materiais informativos e mudas de árvores de diversas espécies.
Ana Cristina Gass, 32 anos, participou da ação promovida pela Cihdott. Sua prima é transplantada e, por isso, Ana já avisou seus familiares sobre seu desejo de ser doadora de órgãos. “Desde os meus 16 anos eu sempre disse que, quando eu morrer, quero doar tudo que estiver em boas condições. Eu acho que a gente pode salvar muitas vidas, então melhor a gente salvar vidas do que ficar apodrecendo dentro de um caixão”, conta Ana, defendendo esta causa.
Cihdott
A Cihdott do Hospital Santa Cruz gerencia todo o processo de doação e captação de órgãos e tecidos na Instituição, sendo responsável por viabilizar o diagnóstico de morte encefálica, conforme Resolução do Conselho Federal de Medicina, fazer a abordagem e prestar esclarecimentos aos familiares sobre o potencial doador. A captação dos órgãos – exceto as córneas, após aceitação da família, é realizada por uma equipe especializada da Central de Transplantes do Estado.
Criada há 18 anos, a comissão é formada por uma equipe multidisciplinar que desenvolve ações educativas e de conscientização sobre o funcionamento do programa e a importância do gesto de doar. O objetivo é estimular as famílias a conversarem abertamente sobre o assunto, bem como a quebra de mitos e tabus referentes à doação de órgãos e tecidos.