A partir desta segunda-feira (31), a emergência do Sistema Único de Saúde (SUS) do Instituto de Cardiologia (IC), localizada no bairro Santana, em Porto Alegre, estará fechada temporariamente. A previsão da prefeitura é de que os atendimentos sejam retomados na segunda-feira seguinte, dia 7 de agosto.
A interrupção se dá em razão da troca da canalização da rede de gases medicinais. Até lá, a Secretaria Municipal de Saúde orienta os pacientes a se encaminharem para algum dos três postos de Pronto-Atendimento da Capital ou para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Zona Norte (veja lista completa e endereços abaixo).
Casos leves podem ser atendidos em alguma das 132 Unidades de Saúde distribuídas pela cidade, conforme o posto de referência de cada paciente. A população também pode acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ligando para o número 192.
Os casos de infarto serão encaminhados para as emergências do Hospital de Pronto Socorro (HPS) ou do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas. Os pacientes da Central de Regulação de Leitos serão atendidos no Instituto de Cardiologia na medida em que tiverem leitos disponíveis.
Veja onde buscar atendimento
Prontos-atendimentos 24h:
– PA Cruzeiro do Sul (rua Professor Manoel Lobato, 151 – Santa Tereza)
– PA Bom Jesus (rua Bom Jesus, 410 – Bom Jesus)
– PA Lomba do Pinheiro (Estrada João de Oliveira Remião, 5120, parada 12 – Lomba do Pinheiro)
– UPA Zona Norte Moacyr Scliar (rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com Avenida Assis Brasil – fone: 3368-1619)
– Ligando para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – fone 192
Hospitais 24h:
– Hospital de Pronto Socorro (Largo Teodoro Herzl, s/nº, bairro Bom Fim – fone: 3289-7999)
– Hospital Materno Infantil Presidente Vargas – emergências obstétrica e pediátrica (Avenida Independência, 661 – fone: 3289-3000)
Veja o comunicado do IC:
https://www.facebook.com/plugins/post.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FICFUC%2Fposts%2Fpfbid0PRn3Ucn9V8yKkm7HqHfyiu8NKirEZ8cmgHzinfYhuTgfYPQ7x2u2aWJNTf96zVAql&show_text=true&width=500
Fonte: Gaúcha ZH