Mais de 160 pessoas participaram dos Encontros de Gestantes em 2023

Um dos momentos mais marcantes na vida de uma mulher é a chegada de um filho. Para mamães e papais de primeira viagem, é natural que no período entre a descoberta da gravidez até o nascimento surjam dúvidas e preocupações, afinal, é uma fase de descobertas e transformações. Atento a isso, o Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo promove, ao longo do ano e de forma gratuita, os Encontros de Gestantes.

Em 2023, a Instituição realizou três edições do evento, nos meses de abril, setembro e dezembro, envolvendo mais de 160 participantes, entre gestantes e seus acompanhantes. Os encontros abordam temas diversificados relacionados a gestação, ao nascimento, a amamentação e aos cuidados com o recém-nascido. Os conteúdos são trabalhados por profissionais da equipe multiprofissional do HSVP envolvidos no atendimento de mãe e bebê, como médico obstetra e pediatra, enfermeiras, fonoaudiólogo, psicóloga e nutricionista. Também é apresentado aos participantes o Serviço de Obstetrícia e Atendimento Neonatal do Hospital.

A professora Maísa Brum, que está à espera da Cecília, participou da última edição deste ano, ocorrida nos dias 12 e 13 de dezembro. Mamãe de primeira viagem, ela e o marido, Renan Karger, residem em Getúlio Vargas e estavam ansiosos para participarem do evento. “O Encontro de Gestantes é uma possibilidade de nos preparamos para esse momento novo em nossas vidas. É uma oportunidade de aprendermos e tirarmos nossas dúvidas para quando a Cecília chegar”, afirmou Maísa.

Neste ano, os encontros tiveram como tema “A construção de uma rede de apoio para você e sua família”. Para a enfermeira gestora da área Materno-Infantil do HSVP, Josevane Conte, todas as edições superaram as expectativas da equipe. “O HSVP mantém a tradição na realização de cursos para gestantes há muitos anos, oferecendo à comunidade a oportunidade das gestantes participarem de momentos de educação, troca de informações e experiências e esclarecimento de dúvidas sobre o tema. O nosso objetivo é gerar maior segurança e tranquilidade no momento do nascimento”, destaca a enfermeira.

Novas edições do Encontro de Gestantes devem ocorrer ao longo de 2024. As futuras mamães interessadas devem acompanhar o site e as redes sociais do Hospital, onde serão divulgadas as informações sobre datas e inscrições.

Créditos: Liliane Ferenci – Comunicação HSVP