Santa Maria reinaugura ala de saúde mental e inicia atendimento em neurologia pelo SUS

Santa Maria reinaugura ala de saúde mental e inicia atendimento em neurologia pelo SUS

O município de Santa Maria, na Região Central, reinaugurou nesta terça-feira (26) a Unidade Madre Madalena, com 25 leitos de saúde mental. Também foi anunciado o início de atendimentos em neurologia e neurocirurgia na cidade. A prefeitura e o governo do Estado realizaram dois atos nesta manhã para marcar o começo dos serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com a presença do governador Ranolfo Vieira Júnior, da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, e do prefeito, Jorge Pozzobom.

A nova especialidade em neurologia e neurocirurgia, de média complexidade, será oferecida no Hospital Regional. Os atendimentos já começam a partir desta quarta-feira (27). O serviço prevê 240 consultas e 40 cirurgias por mês. O Estado tem, atualmente, 6.098 pessoas em lista de espera para esses atendimentos, sendo 3.879 para neurologia adulto, 1.784 para neurologia pediátrica e 435 para neurocirurgia adulto.

— Os pacientes estavam sendo mandados para Cruz Alta, que fechou, e depois, Santa Rosa. Isso é inadmissível, sendo Santa Maria um polo gigantesco. Com esse novo serviço, o governo garantiu esse aporte financeiro para que essas pessoas não tenham que ficar indo para Santa Rosa quando temos um hospital de excelência, o Hospital Regional, que salvou 1.975 pessoas durante a pandemia. É uma notícia bacana, somos 33 municípios, tem um impacto grande aqui na região. Muitas vezes, conforme a gravidade, uma viagem é de alto risco — avaliou o prefeito.

Os 25 novos leitos de saúde mental, por sua vez, estão localizados no Hospital Casa de Saúde, onde foi reinaugurada a Unidade de Internação de Saúde Mental Madre Madalena. A ala foi totalmente remodelada e ampliada, por meio de um investimento de mais de R$ 1,2 milhão, com recursos da prefeitura e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

Os atendimentos em saúde mental começam na próxima segunda-feira (1º), gratuitamente. A unidade vai englobar as 33 cidades compreendidas pela 4ª Coordenadoria Regional de Saúde.

O prefeito destacou a relevância dos investimentos, que, nos dois hospitais, somam mais de R$ 60 milhões. Junto ao governador e à secretária estadual de Saúde, enfatizou ainda a importância dos leitos no Hospital Casa de Saúde tendo em vista os efeitos da pandemia na saúde mental.

— Há 1,3 mil leitos no Estado inteiro, e inauguramos 25 novos. Proporcionalmente, mostra o quanto isso é importante — ressaltou Pozzobom.

Os leitos estão divididos em alas masculinas e femininas, além de um de estabilização. Há uma sala para refeições e lazer e uma cozinha experimental para a prática de culinária sob supervisão. O pátio conta com uma quadra para prática de esportes, bancos e uma horta. Há também uma sala para acolhimento individual e outra para acolhimento em grupo, que poderá ser utilizada para reuniões com familiares, bem como uma sala de estudos exclusiva para os residentes.

 — São questões que a gente comemora, celebra, sim. Saúde é salvar vidas — enfatizou.

Fonte: Gaúcha ZH