Com a abertura do Pronto Atendimento de Traumatologia e Ortopedia no Hospital Restinga Extremo-Sul onde serão realizadas 1.120 consultas por mês, a prefeitura de Porto Alegre espera reduzir a fila de espera nas duas especialidades. A unidade localizada na Estrada João Antônio da Silveira, no Extremo-Sul de Porto Alegre, foi inaugurada nesta segunda-feira pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior e pelo presidente da Associação Hospitalar Vila Nova, Dirceu Dal Molin.
Antes, pacientes com pequenas fraturas necessitavam se deslocar até o Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul, localizado a mais de 25 quilômetros de distância da região. O secretário municipal da Saúde, Erno Harzheim, disse que o atendimento será de tratamento clínico como imobilização, a colocação de gesso, medicação, fisioterapia e acupuntura. “No caso de cirurgia, segue os outros hospitais como sendo de suporte como o Hospital Independência”, destacou. Segundo Harzheim, o custeio do hospital é de R$ 3,7 milhões – R$ 300 mil da prefeitura e o restante dos recursos financeiros dos governos federal e estadual”, explicou.
O secretário reconheceu o mérito da Associação Hospitalar Moinhos de Vento de construir o hospital que, no seu ponto de vista físico, é a melhor instituição de saúde da cidade – tanto pelo fluxo de pacientes quanto pela qualidade dos equipamentos. Segundo ele, agora a administração será com a Associação Hospitalar Vila Nova que está trazendo uma ampliação de serviços para zona Sul da cidade.
O Hospital Restinga e Extremo-Sul, inaugurado em 2014, não operava com sua capacidade total. A ampliação possibilita ofertar à população um número maior de serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Neste mês, o hospital começou as consultas de especialidades médicas de cirurgia geral e urologia e quatro salas do bloco cirúrgico além da abertura de dez leitos de UTI. Ainda está prevista a ampliação de exames para a rede de saúde do município, incluindo os de análises clínicas, eletrocardiograma e endoscopia.
O presidente da Associação Hospitalar Vila Nova, Dirceu Dal Molin, informou que agora falta a inauguração da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) que vai ocorrer na próxima segunda-feira. O hospital Hospital Restinga Extremo-Sul funciona com uma emergência, unidade de internações clínicas com 90 leitos e dez leitos de UTI e de pediatria, serviços de ortopedia e traumatologia e mais as especialidades de cirurgia geral e urologia.
Fonte: Correio do Povo
Leave a Reply